Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Água e Saneamento: Estão nas mãos de quem? O que eu tenho a ver com isso?

No dia 13 de agosto, a Prefeitura de Pelotas publicou um edital, chamando interessados em apresentar estudos para futura concessão dos serviços de esgoto sob forma de PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA – PPP.
Há algum tempo o SIMSAPEL vem chamando a atenção para o risco de privatização do SANEP e para o sucateamento da Autarquia.
As privatizações sempre vêm depois de um processo de gestão voltada ao sucateamento. A população, insatisfeita com a qualidade dos serviços prestados, acaba por acreditar que, com uma privatização, será mais bem atendida.
Já é sabido que as concessões nos serviços de água e saneamento começam pelos resíduos sólidos ou pelo esgoto, com a justificativa de que os recursos necessários à universalização do saneamento são muito altos. Então, a iniciativa privada surge como solução “mágica” para os problemas de investimento e de universalização dos serviços de saneamento.Em seguida, o fornecimento de água também é privatizado.
O Comitê Regional em Defesa da Água Pública, o SIMSAPEL - Sindicato dos Servidores Municipais de Saneamento Básico de Pelotas e o Grupo de estudo e pesquisa Questão urbana, Agraria e Ambiental - UCPEL
vem, então, convidar @s trabalhador@s do SANEP, @s companheir@s do Movimento Sindical e dos Movimentos Sociais e a comunidade em geral a formar um movimento de resistência a esse processo. Nesse sentido, será realizado o Seminário "Água e Saneamento: Estão nas Mãos de quem? O que eu tenho a ver com isso?

Contamos com a presença de tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!